sábado, 15 de maio de 2010

Conde da Laje Negra

O "Conde da Laje Negra" é uma anedota do boticário cá da terrinha, «o Sr Marques da Farmácia», falecido há mais de quarenta anos.
Contaram-me que o meu avô Neiva lhe estava a sugerir ascendências de nobrezas tão antigas como a Sé de Braga e que, supostamente, ele carregava no sangue e no apelido Neiva.
Homem inteligente, bom e brincalhão, o boticário tomou um ar sério, perante tão subida pretensão, enquanto foi pensando nos domínios mais remotos, secos e agrestes de Balugães, para imortalizar a nobreza do João José Neiva. E vai daí, enquanto alinhava, nas prateleiras, os potes das mezinhas por ele próprio cozinhadas, decidiu distinguir o meu avô Neiva com o mui nobre título de Conde de Laje Negra.
O incauto do meu querido antepassado não se deu conta que estava, efectivamente, a descer perigosamente na escala social. Com efeito, devido ao seu desempenho habitual como figura do Rei Herodes no famoso «Baile Dos Reis», exibido anualmente na época natalícia, o povo já o proclamava de «Reir'odes». Passar de «rei» a «conde» não é propriamente uma promoção social.
O certo é que, tal como o título de conde, o de «rei» também sobreviveu para além da morte do «Baile dos Reis» e continua vivo na memória dos netos e bisnetos.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Suporte técnico

Venho aqui estender o meu desejo de boas-vindas a este novo blog.
A minha intervenção será mais de apoio ao meu pai e como tal estarei sempre disponível para ajudar na manutenção do mesmo.

Mudar de Vida

Até hoje, mantive uma ligação estreita com o blog aaacarmelitas.blogspot.com, onde intervinha como comentador. Decidi deixar aquele espaço da net, por motivos de ordem pessoal. Foi uma experiência muito boa e vai ficar para sempre como a minha primeira aventura de escrever na net. Valeu a pena, embora tenha deixado o blog magoado e decepcionado. Vou resistir aos pedidos que me vão chegando para reconsiderar a minha decisão. Não volto atrás e por isso já tenho esta página, para quem me acompanhava no outro sitio.

Bem-Vindos à Laje Negra

Primeira palavra, primeiro minuto de um novo blog.
Um abraço, simplesmente, para quem vier.