segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Resposta do Pe Mário

Oh. Mário, meu Amigo!
É assim que (me) vê ESCRITO?!
Agradeço-lhe as palavras-que-me-dá.
Toda a Crítica que me chega, transformo-a logo em auto-crítica. Nada se perde. Também sou as Críticas que-me-dão-a-comer.
Bem-haja, pois!

Quase me apetecia convidá-lo a voltar a ler o NOVO LIVRO DO APOCALIPSE OU DA REVELAÇÃO. Agora, já não com esses olhos com que me leu, mas como um menino. E, se ao NOVO LIVRO DO APOCALIPSE, lido como um menino, juntar O LIVRO DA SABEDORIA, Edium Editores, poderá, no final, estar também menino. E, então, verá como a Realidade sem o Manto da Ideologia e da Idolatria é tão diferente de como aqui a/me descreve! Tão diferente, Mário! Tão diferente! Mas lá está: Se vos não fizerdes como meninos (= meninos-servo, entenda-se), não enxergais a Realidade, tal como ela é. Só enxergais o Manto Ideológico / Teológico que, desde que há animais racionais sobre a Terra, sempre a cobre e a esconde. E não é que este Manto está na nossa Mente? Pois se fosse fora, seria fácil tirá-lo, sem MUDARMOS o nosso ser-viver-pensar-actuar histórico. O problema, Mário, é que está dentro. E só sai de nós, se nós o EXPULSARMOS. Porém, semelhante OPERAÇÃO, exige que Nasçamos de Novo. É o caraças, Mário. Porque ninguém NASCE DE NOVO, se não começar por se fazer pobre por opção e por toda a vida. Nada Ter. Nada Poder. Nada Saber. Nunca SUBIR. Sempre DESCER-DESCER-DESCER. Tudo Perder. Até o bom-nome! E lá está Jesus, CERTEIRO, mas como Espada de dois gumes: É mais fácil um camelo entrar pelo buraco da agulha, do que alguém ser pobre por opção e por toda a vida.

Perdoe-me, Mário, este atrevimento de menino.

Quanto a Jesus não escrever nenhum livro, está, obviamente, a referir-se a Jesus Século I, quando havia os profissionais da Escrita. E todos os demais, ou sabiam ler (não escrever), ou aprendiam a escutar. Memorizavam. Jesus Século XXI, porém, escreve-e-fala-como-vive, é jornalista sem empresário para dar a Boa Notícia do Projecto Político Maiêutico aos Povos que os faz Livres e Autónomos, nos antípodas do Projecto de Poder Político que Domina e Descria os Povos; tem site na internet; conversa regularmente no youtube, e Compartilha a Mesa com gente-sem-templo-nem-altar em Restaurantes de refeições económicas e casas de famílias-que-o-acolham, ao mesmo tempo que ele próprio sempre se dá a Comer. O que gera Polémica até mais não!

Vá lá, Mário. E, por favor e amor de si, não confunda Jesus, o camponês-artesão de Nazaré, o filho de Maria, com o todo-poderoso Cristo de Paulo, ou do Pedro, ou do Papa Bento XVI, ou do Bispo do Porto, Prémio Pessoa 2010, nos cem anos da REPÚBLICA. Mas que COINCIDÊNCIA(?!), não é?. Cristo é o Poder-que-crucifica, Mário. Jesus é o Crucificado! São antípodas um do outro. Não o mesmo!
Fico abraçado a si. Ou, mesmo, no seu colo. Como um menino. Mário

Sem comentários:

Enviar um comentário